Liderança no segmento de lavanderia

Graças ao investimento constante em pesquisas e a criatividade para desenvolver inovações tecnológicas, a Suzuki conquistou o conceito de empresa inovadora.

Aliados ao elevado padrão de qualidade de seus equipamentos, esses fatores fizeram com que a empresa conquistasse a liderança do mercado de lavanderias no Brasil e se tornasse a maior indústria da América Latina no segmento.

Desde então a Suzuki vem atuando e liderando os segmentos de lavanderias hoteleiras, hospitalares e de beneficiamento têxtil. Fundada pelo Sr. Keiti Suzuki e localizada na cidade de Colombo, município industrial da grande Curitiba, a empresa conta atualmente com mais de 300 colaboradores e vende para todo o Brasil e também para o Exterior.

A fim de aumentar também a sua participação no mercado de lavanderias comerciais, a empresa criou o Sistema de Lavanderias Suzuki. Através de seu serviço de pós-venda, a Suzuki disponibiliza ao empreendedor profissionais com larga experiência quanto à operacionalização de uma lavanderia.

Para atender a todos estes mercados, a empresa conta com a mais completa linha de equipamentos para lavanderias profissionais do Brasil, que compreende lavadoras convencionais, lavadoras extratoras computadorizadas, centrífugas, secadores, calandras, alimentadores de calandras, calandras de alta produção, dobradeiras e empilhadeiras de lençóis, além de equipamentos de passadoria.

Leia abaixo a entrevista com o Sr. Keiti Suzuki, fundador e responsável pela consolidação da marca:

Qual era o seu ramo de atuação antes de fundar a Suzuki?

Minha história com lavanderias começou em 1962, quando fui representante de equipamentos e acessórios para lavanderias e prestei serviços de assistência técnica. Posteriormente passei a atuar como revendedor destes produtos.

Qual foi a inspiração para a criação da empresa?

Como representante eu sempre mantive contato direto com os clientes finais e através disso comecei a enxergar necessidades relacionadas à inovação e personalização de equipamentos.

Embora eu tenha repassado essas necessidades para os fabricantes, os mesmos não se interessaram em investir, e com o mercado aquecido e demandas que cresciam cada vez mais, decidi iniciar a construção da minha própria fábrica.

Quando ela foi fundada e quais foram os desafios na época?

A Suzuki foi fundada no dia 02 de maio de 1977, em estabelecimento próprio que ocupava uma área de 75m² e com uma equipe de cinco colaboradores. Incialmente a produção era destinada aos estados do Paraná e Santa Catarina. Hoje contamos com uma área construída de 9000m², enfrentamos incontáveis desafios, mas poderia dizer que os principais foram: conquistar a confiança de nossos clientes, encontrar vias de acesso à tecnologia e automação, e a falta de uma política econômica com regras mais estáveis e taxas de juros compatíveis, principalmente em uma época de alta inflação

Como vê a evolução no negócio de lavanderias de lá para cá?

O mercado de lavanderias cresceu exponencialmente. Antigamente costumava-se usar a expressão “negócio de lavadeira”. Hoje lavanderia tem o seu próprio segmento, que envolve muitas tecnologias, processos e equipamentos. Tivemos um alto crescimento na demanda de lavanderia hospitalar, hoteleira, têxtil, industrial e lavanderias domésticas, devido à mudança de hábitos por parte dos consumidores finais.

Quais são hoje os desafios para o seu segmento?

O grande desafio é acompanhar as evoluções tecnológicas do segmento, pois empresas estrangeiras vêm cada vez mais apresentando tecnologia de ponta em seus equipamentos e preços mais acessíveis, inclusive com incentivo fiscal do governo brasileiro.

Quais são os projetos futuros da empresa?

Graças aos investimentos constantes em pesquisa e desenvolvimento, hoje contamos com novos projetos que serão apresentados ao mercado muito em breve. Buscamos trazer o que há de melhor em tecnologia e design. O resultado de nossos esforços pode ser comprovado em nossos equipamentos, que possuem o máximo de segurança para seus operadores, e o mínimo de agressão ao meio ambiente. Visamos assegurar a confiança da marca Suzuki para que possamos nos perpetuar no segmento de lavanderias, portanto todos os nossos equipamentos estão adequados à norma de segurança do Ministério do Trabalho conforme NR12.

Fonte: www.revistahospitaisbrasil.com.br